Nossos Valores

Missão

MIssão

Proposta Pedagógica

Aqui cultivamos CONSCIÊNCIA! CRIATIVIDADE! SENSO CRÍTICO! COOPERAÇÃO! INFORMAÇÃO! INDEPENDÊNCIA! TRANSFORMAÇÃO! ÉTICA! FELICIDADE |

Missão

A missão da escola é guiar o aluno, um ser bio-psico-social, a tornar-se um indivíduo. Buscamos liderar nacionalmente na transformação de vidas por meio de uma abordagem inovadora, rigorosa e compassiva na educação.

Isso implica em ser:

CONSCIENTE: Capacidade de raciocínio indutivo e dedutivo, estabelecendo relações, identificando sequências, modalidades, formulando regras, reconhecendo estruturas e chegando a conclusões.

CRIATIVO: Habilidade para substituir, combinar, formular hipóteses, reformular, configurar, adaptar, modificar e estabelecer analogias.

CRÍTICO: Competência em definir e interpretar significados, avaliar com critérios, diferenciar fatos da ficção, observar ambiguidades, justificar, formular inferências e exercer o pensamento crítico.

COOPERADOR: Capacidade de agir e reagir dentro de um grupo de forma a atingir objetivos pessoais e melhorar a qualidade do ambiente social.

INFORMADO: Conhecimento dos acontecimentos do dia a dia, enriquecimento da atividade escolar, aplicação da experiência pessoal e utilização das informações adquiridas por meio de diversos meios de comunicação.

INDEPENDENTE: Demonstração de segurança, confiança e equilíbrio emocional.

AGENTE TRANSFORMADOR: Capacidade de reconhecer suas próprias dificuldades, enfrentá-las com coragem e superar adversidades.

ÉTICO: Habilidade de definir e viver de acordo com seus valores morais e religiosos, mantendo um otimismo realista e harmonizando-se com o mundo.

FELIZ: Preparação para um mundo em constante transformação, não apenas culturalmente, mas também socialmente.

Ética

Nossa instituição educacional é fundamentada em uma postura íntegra, justa e honesta, valorizando a verdade, o respeito e o diálogo.

Confiabilidade

Buscamos ser uma instituição que inspire segurança e credibilidade, da qual todos sintam orgulho de fazer parte.

Respeito e Justiça

Nossa ação é pautada pela não discriminação, tratando as pessoas de forma personalizada, com imparcialidade e respeitando suas diferenças individuais.

Responsabilidade Social

Assumimos o compromisso de agir de maneira consciente e responsável em relação às questões sociais e ambientais, buscando um relacionamento sustentável com fornecedores e parceiros.

Profissionalismo e Cooperação

Valorizamos a atuação organizada e planejada, promovendo o trabalho em equipe e a colaboração mútua.

Coerência

Pautamos nossas ações sempre na direção de cumprir nossa missão, respeitando os valores que norteiam nossa instituição.

Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica tem como foco a formação de indivíduos versáteis que saibam aprender, agir, conhecer e se tornar. No âmbito desse processo de aprendizado, que se integra à realidade, nós construímos junto com nossos alunos um conhecimento que não apenas enriquece sua compreensão do mundo, mas também fomenta sua autonomia intelectual, ética e social.

Desde os primeiros anos, incentivamos nossos alunos a desenvolverem a capacidade de reflexão e pensamento crítico ao interagirem nas relações sociais da escola. Trabalhamos para construir uma atmosfera de cooperação e justiça entre os indivíduos, onde questões são discutidas abertamente para resolver os desafios do dia a dia. Estabelecemos limites de forma clara, auxiliando na formação da personalidade de cada aluno no contexto de seu grupo escolar.

Nosso objetivo primordial é formar estudantes comprometidos, que não apenas busquem soluções para os problemas, mas que também se destaquem no processo de aprendizagem, não se intimidando diante dos desafios que enfrentam.

Nossa atuação pedagógica é cuidadosamente adaptada para respeitar os diferentes estágios do desenvolvimento do pensamento infantil, desde a fase sensório-motora até o estágio do pensamento formal. Nossas propostas educacionais são moldadas para atender às necessidades específicas de cada fase.

Os alunos têm a disposição uma equipe de professores altamente qualificados e atualizados, que utilizam diversas linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – para ajudar os alunos a expressarem e comunicarem suas ideias, interpretarem e apreciarem as diversas manifestações culturais. Acreditamos que a educação de qualidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e na construção do futuro que aspiramos.

Dentro deste contexto, o Colégio Nomelini busca promover a integração entre escola, aluno, família e comunidade, com os valores fundamentais sendo incorporados através do respeito, organização, disciplina, cidadania e ética.

Nossa principal meta é formar alunos críticos, atuantes e responsáveis, dentro de uma atmosfera democrática, onde professores e alunos estejam cientes da importância da construção contínua dos valores da cidadania. Promovemos o respeito à individualidade e incentivamos uma participação ativa em relações sociais, políticas e culturais diversificadas. Buscamos a análise e potencialização das aptidões dos alunos, tanto as naturais quanto as adquiridas, ao mesmo tempo em que oferecemos orientação no desenvolvimento das capacidades cognitivas, físicas, afetivas, de relacionamento interpessoal, inserção social e ética.

Ao longo de todo o ano letivo, realizamos atividades que cultivam o senso crítico, a criatividade e a competitividade, preparando os alunos para enfrentar a realidade de maneira crítica e construtiva.